Considerada pela Segurança Pública como uma bem-sucedida ação policial no combate a crescente modalidade criminosa que arromba bancos e caixas eletrônicos com o fim de obter dinheiro, uma operação conjunta das polícias Federal e Militar no interior Potiguar resultou em dois mortos e seis presos durante um confronto ocorrido na madrugada de hoje (24) na altura do município de Umarizal, localizado a cerca de 114 km de Mossoró. Os dois suspeitos mortos e os seis presos, que durante a abordagem policial estariam fortemente armados e reagiram, seriam integrantes do bando que tentou explodir a parede de acesso ao cofre da agência do Brasil do Brasil de Umarizal na madrugada da última terça-feira (22). Armas e munições foram apreendidas.
Segundo informações repassadas pela Delegacia da Polícia Federal em Mossoró, a operação aconteceu na madrugada desta quinta-feira quando os policiais interceptaram em Umarizal o bando acusado de tentar explodir as instalações da Agência do Banco do Brasil na última terça-feira naquela cidade. Ainda de acordo com a PF, durante a abordagem, os suspeitos fortemente armados, reagiram, oportunidade em que dois morreram e outros seis foram presos. A ação policial aconteceu no município de Olho D'água dos Borges e na altura do sítio Remédio, zona rural de Umarizal.
Conforme informações da PF, as investigações foram motivadas devido aos constantes ataques (assaltos) de grupos criminosos contra estabelecimentos bancários na região que culminou na noite de ontem (23), por volta das 23h, em uma barreira policial em Olho D'água dos Borges. Uma equipe de policiais federais abordou um carro tipo Fiat Palio cinza (HWZ-7512/CE) com cinco ocupantes conduzindo um forte armamento, além de uma farta munição e uma furadeira industrial.
A PF não divulgou a identidade dos presos. No entanto, informou que foram detidos um servente de pedreiro, de 28 anos, com uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38; um agricultor, de 21 anos; um vidraceiro, de 27 anos; um estudante, de 23 anos; e um auxiliar de produção, de 36 anos. As armas e munições apreendidas foram: um fuzil calibre 7mm, uma espingarda calibre 32, um revólver calibre 38, dez cartuchos de calibre 12, 11 cartuchos de calibre 380 e 31 cartuchos fuzil 7mm.
Dando continuidade a operação, a equipe da PF, com base em informações repassadas pelos próprios presos, retornou a região de Umarizal e localizou a fazenda onde se encontravam escondidos os demais integrantes do grupo. Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos à bala e reagiram, resultando na morte dos suspeitos identificados como José Arandi de Oliveira Paiva e Diego Hudson Cortez, "Pavio", e na prisão de uma mulher. Informações preliminares apontam que os dois suspeitos mortos seriam moradores dos municípios de Umarizal e de Patu. Os corpos foram removidos por uma equipe do Itep/Mossoró para necropsia na unidade pericial e posterior liberação para velório e sepultamento.
Os suspeitos presos foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal em Mossoró e serão enquadrados nos artigos 288 CP e artigos 14 e 16 da lei 10826/03, como também no artigo 155 c/c artigo 14 CP. As armas e munições apreendidas com o grupo também foram encaminhadas para a unidade policial. Uma entrevista coletiva com o delegado Francisco José Martins da Silva, titular da Delegacia da PF em Mossoró, foi marcada para às 15h de hoje, na Sede da unidade, onde devem ser apresentadas mais informações sobre a operação que contou com apoio do Grupo Tático Operacional de Patu e do Grupamento da PM de Olho D'água dos Borges.
Combate ao crime
A caça ao bando que atacou a agência do Banco do Brasil de Umarizal começou logo em seguida da ação criminosa. Equipes de polícias seguiram com diligências pela região com o fim de capturar os criminosos. Um grande aparato policial foi montado para cercar e prender a quadrilha. Policiais da região estiveram mobilizados para tentar localizar os integrantes do bando que já teria atuado em outros crimes semelhantes ocorridos no interior Potiguar.
O ataque ao BB de Umarizal se deu por volta das 3h desta terça-feira quando, segundo informações preliminares, pelo menos oito homens fortemente armados invadiram o município e se dividiram entre a delegacia de polícia civil local e o BB, onde usaram dinamite para tentar arrombar uma parede lateral que dá acesso ao cofre da agência. Foram encontrados no local vestígios de explosivos, mas não houve nenhum dano à estrutura do prédio do banco.
Essa não foi a primeira vez que a agência foi alvo da ação de bandidos que arrombam bancos e caixas eletrônicos com o fim de obterem dinheiro. Em ação criminosa ocorrida no mês de julho do ano passado, cinco bandidos invadiram a agência de Umarizal e, com explosivos, detonaram três caixas de autoatendimento, levando todo o dinheiro. Com o impacto da explosão, o teto da agência, que ficou totalmente destruída, chegou, inclusive, a cair
GmK
sexta-feira, 25 de março de 2011
Polícia Federal mata dois e prende seis durante confronto em Umarizal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário