GmK

sábado, 26 de novembro de 2011

Trinta mil disputam vagas da UFRN

Amanhã será dada a largada para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao todo 30.129 inscritos disputarão as 6.209 vagas para 2012. As provas serão realizadas nos próximos três dias (domingo,27, segunda, 28, e terça 29). As provas serão realizadas nos municípios de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Cerca de 10 mil candidatos realizarão os exames nos prédios do campus universitário da UFRN.
Emanuel AmaralPara o ano letivo de 2012, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte está oferecendo 6.209 vagas. Provas terão início amanhã (27)Para o ano letivo de 2012, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte está oferecendo 6.209 vagas. Provas terão início amanhã (27)

Na reta final de preparação para as provas da Universidade mais conceituada no Índice Geral da Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC) do Estado, com Nota 4, os alunos reservam as últimas forças para revisar o que já foi estudado ao longo do ano. Pensando em fazer com que os candidatos possam se sentir um pouco mais seguro no momento em que estiver na frente a prova, os cursos preparatórios oferecem o famoso "aulão".

"Os dias que vão anteceder as provas realizaremos uma aula de revisão que atrai cerca de quatro mil pessoas em cada dia. Até o ano passado esse aulão era realizado no Machadinho, esse ano será realizado no auditório do Colégio Sagrada Família. Para participar das três aulas o aluno pagará R$10 e as aulas serão de 15h às 20h de hoje até a próxima segunda-feira", explicou o professor Josiberto de Souza Rêgo, do CDF Colégio e Curso.

Diferente do que se imagina, os vestibulandos estão longe de relaxar na véspera do vestibular. Na manhã de ontem, cerca de 400 alunos participavam da aula de física na unidade da Avenida Princesa Isabel. Os alunos estavam em clima de ansiedade, visto que a primeira prova já é amanhã, e o clima de final de ano pois aquela seria o último dia de cursinho do ano letivo. "Todo esse mês de novembro foi dedicado à revisão de todas as matérias. As turmas dos pré vestibular e do cursinho viram uma só", explicou o professor de Física, Raine Costa.

O professor de física informou que durante essa época alguns alunos tendem a ficar mais sensível. "Ele fica envolvido com a correria e a cobrança que tem dentro de casa para realizar uma boa prova. Muitas vezes ele chega aqui um tanto nervoso e agressivo. Quando eu percebo, chamo o aluno no canto e tento conversar com ele", explicou.

Dos vestibulandos que estavam na aula de física de ontem na unidade do CDF, 60% fariam vestibular para a área tecnológica e 40% para a área Biomédica. Esmivany Lhara de Freitas, 18 anos, disse estar anciosa para seu primeiro vestibular. O meu lazer ficou um pouco de lado em 2011, mas eu saí um pouco só para não enlouquecer com os estudos", explicou a estudante. Sobre a véspera do vestibular ela informou que vai ser uma das 4 mil pessoas que vai para o aulão de revisão.

Rafael Costa (20) vai contar com a experiência obtida ano passado para conseguir passar para o curso de Ciência da Computação. "Ano passado eu estava muito nervoso e acabei não passando. Hoje tenho essa experiência e também a da prova do Enem que também fiz. Espero passar dessa vez", disse.

A aula de física de ontem tinha um candidato especial. Clésio Cabral de 54 anos devorava os ensinamentos do professor Raine Costa para melhorar o seu conhecimento na busca por uma vaga do vestibular da UFRN, que tenta pelo segundo ano.

Provas seguem até a próxima terça-feira (29)

O vestibular para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será realizado em três dias. No dia 27 a prova terá questões objetivas para todos as áreas, ao todo serão 60 questões. No segundo dia os vestibulandos responderão 48 questões objetivas e a redação. A prova do último dia (29) terá 12 questões discursivas referente a área escolhida para o candidato.

Segundo a presidente da comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Magda Melo, as áreas são Humanística 1 e 2; Tecnológica 1 e 2 e a área Biomédica.

A capital terá 41 locais de provas, entre prédios de escolas estaduais e do Instituto Federal de Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mossoró terá três locais de prova, Caicó terá cinco, Santa Cruz terá três locais e em Currais Novos serão dois. Os portões ficarão abertos desde às 7h20 da manhã e impreterivelmente será fechado às 8h. Conhecer previamente o local de prova pode ajudar o candidato a não se atrasar para as provas.

"Esse é principal ponto para o candidato. Fazendo o percurso antes da prova ele terá idéia do tempo que gastará para se deslocar para o local do exame, além de confirmar a parada de ônibus que vai utilizar para ficar mais perto do local de prova", explicou a presidente da Comperve. Outro detalhe importante que o candidato não pode esquecer é de apresentar o mesmo documento de identificação que realizou a inscrição. "O Edital do vestibular 2012 da UFRN informa quais os documentos são aceitáveis para a identificação do candidato. A carteira de estudante não serve como documento de identificação", destacou Magda Melo.

A Reitoria

A Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a professora Ângela cruz, informou na tarde de ontem que a UFRN vai oferecer para os próximos alunos uma instituição de boa qualidade, onde o corpo docente é formado por 80% de professores doutores. Sobre a Comperve a Reitora informou que a comissão ganha a cada ano mais credibilidade, já que tem reconhecimento nacional. "Aqui discutimos as melhores formas e regulações que devem ser aperfeiçoadas", explicou.

Sobre o bom IGC obtido pela UFRN esse ano, Ângela Cruz disse que após a divulgação da avaliação dos últimos indicadores a reitoria junto com os professores discutiram durante três dias os pontos apontados pelo MEC. "Toda a avaliação aponta pontos positivos e pontos fragilizados. Quando apontada a fragilidade é nosso dever trabalhar para obtermos melhores resultados.

"Temos um amplo números de professores mestres e doutores. Nos próximos anos pretendemos acabar com o concurso para professores graduados. Mesmo sabendo da dificuldade de encontrar professores para algumas áreas, essa será nossa meta", conclui a reitora Ângela Cruz.

Transporte

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou, através do Diretor de Estudos e Projetos, Flávio Nóbrega, que normalmente as empresas de ônibus da cidade trabalham com 100% da frota em dias úteis, com 70% da frota nos sábados e 50% da frota nos domingos. Segundo ele, a secretaria recebeu o pedido para o vestibular da UFRN que começa amanhã. Normalmente em caso de vestibular a frota do sábado (70%) é utilizada no domingo. "Na segunda-feira a frota circulará com 100% dos ônibus", informou Flávio Nóbrega.

tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário